Festa Junina

Junho é um dos meses mais frios do ano e se comida é um bom remédio para aplacar os desconfortos causados pelas baixas temperaturas, em compensação não faltam preparações deliciosas para se aquecer nesta época. É que não é difícil encontrar cidade afora durante todo o mês uma porção de quermesses regadas a quentão, vinho quente e muitos pratos à base de milho.

Separe as bandeirinhas e a roupa caipira, reforce seu estoque de milho e acenda a sua fogueira, porque ainda dá tempo de curtir seu arraiá!

Quem acompanha nossas redes sociais sabe que a festa de origem europeia chegou ao Brasil trazida pelos jesuítas portugueses. Em princípio, o festejo homenageava apenas São João (“festa joanina”), mais tarde Santo Antônio e São Pedro também começaram a ser celebrados no mesmo mês. Por isso o nome “festas juninas”. Porém, é importante reforçar que, antes mesmo da chegada dos colonizadores aqui, os índios já festejavam neste período a agricultura.

Mas os santos não são os únicos que deram origem ao festejo. Outro motivo para a original festa europeia acontecer era a celebração da colheita do milho, que acontecia também no mês de junho. O que justifica a presença do grão em peso nos pratos típicos de festas juninas, como milho cozido, curau, pamonha, bolo cremoso de milho, pipoca e por aí vai.

Agora, uma curiosidade inédita para quem nos acompanha é que a decoração típica da festa é inspirada nos três santos celebrados. No passado, quando as festas começaram a acontecer, cada um deles tinha sua imagem registrada em grandes bandeiras coloridas, que depois eram banhadas no ritual de lavagem dos santos.

Acreditava-se que, após o rito, a água era purificada e quem se banhasse nela também. Hoje, as grandes bandeiras ganharam um toque de modernidade e transformaram-se em bandeirinhas coloridas com a mesma simbologia: purificar o local em que a celebração está acontecendo.

E você, sabe alguma particularidade sobre essa celebração? Compartilhe com a gente e continue acompanhando nossas redes sociais. Até o fim deste mês, publicaremos em nossos perfis mais curiosidades interessantes sobre as festas juninas!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 ABC Gráfica Digital - Solução em FastPress. | by Cloudbe

×

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?