tipos de extensões

Enviar o arquivo em alta resolução e com a medida correta para a gráfica é indispensável para garantir a boa qualidade da impressão, mas sabia que o formato em que o documento é salvo é igualmente importante para alcançar o resultado desejado?

É que se não forem salvos no formato ideal, os arquivos podem sofrer alterações no layout, além de perder fontes e imagens quando abertos no computador de destino, impactando negativamente a qualidade do material.

Nesse caso, evitar surpresas indesejadas ao receber seus impressos é simples. Aconselhamos você a fechar seus arquivos para impressão nos formatos PDF ou TIFF, que possibilitam extrair a melhor qualidade do documento, sem que haja o risco de ocorrerem alterações no layout após o documento ser manuseado na gráfica.

O formato JPEG também assegura a manutenção do layout, mas, devido à sua taxa de compressão, ele pode causar perda de qualidade durante a impressão.

Enviar arquivos abertos, seja no Photoshop, no Corel Draw, no Illustrator ou Indesign, não é recomendado em hipótese alguma. Isso porque, nesses casos, são grandes as chances de ocorrerem alterações no layout e perdas de fontes e links de imagens durante a pré-impressão.

No canto superior selecione Arquivo, após isso clique em Salvar como…

Salvando em PDF
Abaixo, a gente ensina um passo a passo rápido e descomplicado de como salvar seus arquivos em PDF nos principais programas usados para desenvolver artes gráficas. Confira!

Nessa tela você deve selecionar em Tipo: PDF.

Photoshop
Após criar seu documento, vá no menu e clique em “Arquivo” > “Salvar Como” > “Secionar a Opção PDF”. Selecione a opção “Adicionar arquivos abertos” e pressione “Salvar”.

Após selecionar PDF, você clica em salvar e aparece essa tela, onde você escolhe em Predefinição de Adobe PDF: Impressão de Alta Qualidade.

Então, escolha o nome do arquivo e a pasta em que deseja armazená-lo e clique novamente em “Salvar”. Confira as informações na caixa que abrirá e, finalmente, clique em “Salvar PDF”.

Caso queira incluir marcas de corte e sangria, é só entrar na sessão no canto esquerdo e selecionar marcas de aparagem e em sangrias selecionar Usar Configurações de Sangria do Documento, pronto seu PDF para impressão está fechado. 😍

Indesign
Assim que finalizar seu arquivo, vá no menu e clique em “Arquivo” > “Exportar”. Então, escolha o nome do arquivo e o local em que deseja armazená-lo. Em “Tipo:”, selecione a opção “Adobe PDF (print)” e clique em “Salvar”.

Na janela que abrirá, no campo “Nome da Predefinição”, coloque um nome para encontrar a predefinição com facilidade. Em “Páginas”, selecione as opções “All” e “Pages”; e em “Opções”, no campo “Exportar camadas”, escolha a opção “camadas visíveis e imprimíveis”. Não modifique o restante.

Depois, clique em “Marcas e Sangrias” no menu à esquerda e, no campo “Marcas”, selecione as alternativas “Marcas de corte”, “Marcas de sangria” e “Marcas de registro”. Já em “Sangria e área fora do documento”, marque “Usar configurações de sangria do documento”. Depois, é só clicar em “Exportar”.

Corel Draw
Com o documento pronto, vá no menu e clique em “Arquivo” > “Salvar como”. Então, nomeie o arquivo e em “Tipo:”, selecione a opção “PDF” e clique em “Salvar”. Na janela que abrir, não modifique nada e aperte “Ok”.

Illustrator
Ao terminar seu arquivo, vá no menu e clique em “Arquivo” > “Salvar como”. Na caixa que abrir, em “Tipo:”, escolha a opção “Adobe PDF”. Depois, nomeie o documento e selecione a pasta em que deseja guardá-lo e aperte “Salvar”.

Na próxima janela que abrir, em “Predefinições de Adobe PDF”, marque a opção “Impressão de alta qualidade”. Então, no menu à esquerda, clique na aba “Output” e, em “Cor”, na opção “Destino”, selecione “U.S. Web Coated (SWOP) v2”. Depois, basta clicar em “Salvar PDF”.

Simples, não é mesmo? Fique ligado em nosso blog e siga nossos perfis nas redes sociais para conferir mais dicas de impressão! ❤😊

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 ABC Gráfica Digital - Solução em FastPress. | by Cloudbe

×

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?