Cliente atendendo

De acordo com levantamento feito pelo Centro de Estudo e Pesquisa da Atento, empresa que fornece serviços e soluções de relacionamento com o cliente, para oito em cada 10 consumidores, o atendimento ruim é a principal razão que faz com que deixem de ser clientes de uma marca. Por outro lado, 72% dos entrevistados afirmaram que a qualidade dos produtos e serviços é essencial para garantir a fidelização à marca.

Logo, investir em um bom atendimento ao cliente é a chave para a construção de bons relacionamentos e, portanto, fundamental para a prosperidade dos negócios. Mas, como estabelecer um atendimento de qualidade?

Ações simples podem ser adotadas pelos colaboradores da sua empresa no dia a dia de trabalho e gerar excelentes resultados. Mas, antes de tudo, é importante que a qualidade faça parte da cultura organizacional e que os profissionais sejam bem treinados para se manterem engajados em alcançá-la.

Para atender bem, é fundamental que os funcionários entendam a fundo sobre os produtos e serviços que oferecem e, claro, conheçam o cliente e suas necessidades, a fim de prestarem assistência personalizada. Neste caso, a interação com o cliente no canal de vendas é importante e pode fornecer informações valiosas acerca de seus gostos e preferências, além de indicar se ele está apreciando a experiência com a sua marca.

Pesquisas de satisfação também são ferramentas muito úteis para avaliar a qualidade dos seus serviços. É por meio do feedback do cliente que você e sua equipe poderão descobrir a melhor forma de oferecer o produto ou serviço que vendem, mantendo aspectos positivos da experiência do cliente com a sua marca e aprimorando os negativos, a fim de atenderem às necessidades e superarem as expectativas dele.

Além disso, a cordialidade e a presteza devem ser mantidas durante e pós-venda, para conquistar a confiança do consumidor. Ele deve ficar a par do andamento do pedido ao longo de todo o processo, seja por informativos enviados por e-mail, por meio de ligações ou outras formas de contato. Após a venda, a empresa deve ter uma equipe disponível para prestar atendimento em caso de alguma eventualidade ou mesmo dúvida.

Se algo der errado durante o processo, não fuja do cliente. Informe o problema, peça desculpas pelo inconveniente, agradeça a compreensão, explique o que está acontecendo e encontre uma maneira de repará-lo pelo imprevisto (descontos em próximas compras, brindes e demais cortesias). Essas ações certamente amenizarão o ocorrido e minimizarão os riscos de perdê-lo.

E, mesmo tudo saindo conforme o esperado, não deixe de manter contato com o consumidor. Faça com que ele se lembre da sua marca. Ligue para saber se ele está gostando do produto e mande e-mail marketing oferecendo novos serviços.

Com essas atitudes simples, é possível superar as expectativas do consumidor, transformá-lo em um verdadeiro fã da sua marca e ver os seus negócios alavancarem. Afinal, fã não só volta a comprar, como indica sua marca aos familiares e conhecidos, aumentando ainda mais as suas vendas.

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