É fato que as redes sociais são ferramentas eficazes hoje em dia, mas elas não são capazes de ter o mesmo tipo de alcance que a divulgação feita com materiais impressos.

Sem falar que alguns itens são físicos, e não virtuais, certo?
Por exemplo, você já participou de alguma feira de negócios e saiu de lá com bloquinhos, sacolas ou calendários?
Certamente que sim.

E por que a comunicação visual é tão importante?

Todos os elementos visuais utilizados para expressar, ou informar, fazem parte da comunicação visual.

Sabemos que todos nós somos atraídos, em primeiro lugar pela visão e, por isso, fotos, imagens, desenhos, gráficos, cor, movimento, textura, entre outros, nos chamam mais a atenção.

Atualmente, com a velocidade das informações, a grande maioria das pessoas prefere ver, depois ouvir e por último, ler.

A comunicação visual, portanto, é uma ferramenta obrigatória dentro e fora das empresas.

O mesmo acontece na divulgação de eventos, promoções, do fortalecimento da marca, notoriedade da organização, etc.

Uma estratégia bem elaborada fará com que seu público-alvo, ao visualizar sua papelaria, associe o material de comunicação imediatamente ao que você está divulgando.

Só para exemplificar: ao passar por um cartaz com uma maçã mordida, o que lhe vem a mente?

A comunicação visual dentro dos eventos

Além das credenciais personalizadas, você precisará do material de divulgação que estará dentro do seu evento.

Cada item da comunicação visual deverá carregar a identidade do evento para criar boas lembranças no público presente.

E para ter tudo entregue no prazo e produzido com qualidade você terá de contratar uma gráfica altamente especializada.

Os materiais que podem auxiliar sua empresa a ter destaque em um evento

Feiras, exposições, inaugurações, enfim, todas estas ocasiões são importantes para os mais variados segmentos do mercado.

Estas são as oportunidades perfeitas para apresentar um novo produto, fortalecer sua marca, conquistar novos clientes e até mesmo ganhar ainda mais notoriedade.

Embora sua empresa não precise adquirir toda a lista de materiais de papelaria disponíveis veja quantas opções você tem:

  • Flyers / Folders
  • Credenciais (Nós já falamos mais sobre elas aqui)
  • Convites
  • Programação
  • Cartões de visita (Já falamos sobre eles também aqui e aqui)
  • Banners
  • Pastas
  • Catálogos
  • Sinalizações
  • Expositores
  • Brindes (Falamos mais sobre essa estrategia aqui)
    • Bloco de notas
    • Calendários
    • Cadernos

O importante mesmo é que, todo o esforço para que seu evento seja memorável, todos os visitantes que passarem por lá tenham uma ótima experiência.

Eventos são perfeitos para ações especiais e conteúdo diferenciado

Tomadores de decisão

O público é seleto e você terá a oportunidade de interagir com pessoas de diversos setores e posições.

O contato com os tomadores de decisão é uma situação ímpar e é o momento de inserir sua marca na mente dos clientes potenciais.

Mas lembre-se que a ação se inicia no evento, mas o planejamento pós-evento é o que vai garantir os novos negócios.

Conquiste seu público

Crie um espaço agradável onde as pessoas possam conversar enquanto tomam um cafezinho ou um copo de água.

A distribuição do material de comunicação visual deve ser cuidadosamente realizada para que chame atenção, mas de forma sutil.

Marketing de Conteúdo

Uma ação diferenciada que seu evento pode ter é a entrega de materiais informativos com conteúdo rico que seja relevante para o seu público.

Esta prática vai te destacar, pois o visitante receberá conhecimento sobre um tema que ele tem interesse e isso fará com que ele crie confiança em sua marca.

Dicas para planejar a comunicação visual do seu evento

Se planejada, produzida e aplicada da maneira correta, a comunicação visual promove seu evento. Mas se for errada, ela pode colocar tudo a perder.

Antecedência

Lembre-se que é preciso cotar, fazer o pedido, passar suas ideias, receber as provas, aprovar e aguardar a entrega.

As gráficas precisam de um prazo mínimo para produzir toda a comunicação visual.

Fornecedores

Contrate empresas que atendam sua demanda para que no dia do seu evento você não esteja com o material em mãos.

Certifique-se que a gráfica utiliza técnicas, papel e equipamentos de qualidade.

Iluminação

Este é um detalhe que vai dar ainda mais ênfase aos banners, cartazes e displays.

Por isso escolha um profissional que elabore um projeto de iluminação que vá aumentar o impacto visual do seu evento.

Brindes

Além de proporcionar um ambiente acolhedor com um bom espaço iluminado e bem decorado, não esqueça de criar brindes com a identidade da sua marca.

Mas a dica é sair do “lugar comum” e esquecer itens que não têm utilidade e acabam indo para o lixo.

E se for possível, junto com o brinde, entregue um docinho e, claro, o cartão de visita.

Tenha bom gosto e bom senso

  • Não exagere em efeitos ou cores
  • Escolha letras com fontes mais clássicas, ou que sejam fáceis de ler
  • Procure passar clareza nas mensagens
  • Cuidado com expressões que gerem dúvidas ou ambiguidade

Caso tenha ficado ainda alguma dúvida, ou você queira nos fazer uma pergunta, pode nos enviar uma mensagem que responderemos rapidamente.

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