A ABC gráfica faz sempre o seu máximo, imprimindo todos os projetos dos nossos clientes com a melhor qualidade possível, mas o fechamento correto do arquivo é fundamental para garantir 100% de fidelidade a arte final e alta definição do impresso. Enquanto um arquivo fechado incorretamente pode afetar negativamente (e muito) o resultado final, como já mencionamos aqui, fotos em baixa resolução ou cores distorcidas e até mudanças de elementos na arte podem acontecer, por isso, é tão importante fechar o seu trabalho com as melhores configurações para impressão, segue abaixo os tópicos indispensáveis para finalizar o seu projeto com perfeição.


Formato

Opte sempre pelo PDF, PDF/x-1A é o formato feito para impressão, se fechado corretamente não corre risco de perder qualidade, protege o seu arquivo de alterações acidentais na arte final após o documento ser manuseado na gráfica, além de só aceitar elementos nas no modo de cor CMYK (modo de cor para impressão), e converter as fontes para curva automaticamente.
Dica: Você encontra aqui como fechar este tipo de PDF no Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Indesign e Corel Draw.


Cores 

As cores influenciam muito o subconsciente do seu público, por isso, manter uniformidade nas cores da sua marca são de extrema importância, como vimos neste artigo sobre psicologia das cores. Portanto esteja atento ao criar e fechar um documento para impressão, o modo de cor deve ser sempre CMYK, isso se aplica a todas as imagens inseridas na arte.
Dica: Você pode rapidamente converter imagens de RGB (modo de cor para tela) para CMYK no Photoshop, no Menu superior Imagem > Modo > CMYK.


Qualidade da Imagem 

Um dos fatores que mais chamam atenção em um trabalho que não foi salvo corretamente é uma imagem pixelizada, isso pode acarretar em uma drástica queda na qualidade do impresso, e no impacto positivo que ele teria no seu público, para não sofrer com isso é fácil, nós explicamos com detalhes aqui neste artigo sobre resolução ideal, mas em resumo, quanto maior o DPI (pixels por polegada) melhor é a qualidade. O mínimo para uma boa impressão é de 72 DPI no tamanho de impressão.


Textos

Um arquivo com os textos editáveis corre sérios riscos na impressão, como o computador em que o arquivo será manuseado não ter a fonte usada no projeto, o melhor é passar todos os textos para curvas, transformando-os em vetor.
Dica: Isso pode ser feito rapidamente no Adobe Illustrator com o atalho: Shift + Ctrl/ Command + O.


Margens, Sangrias e Marcas de Corte

O refile dos materiais normalmente é feito em guilhotinas automáticas, mas mesmo assim existe uma um pequena variação, por isso esses três elementos são cruciais para um acabamento de primeira, as margens internas deve ter de 3 a 5 mm. para que nenhuma informação corra o risco de ser cortada fora.
A sangria é para todos os elementos em contato com o corte do material, eles devem ultrapassar o corte em 3 mm para evitar que, caso ocorra uma leve variação, o seu material não fique com uma linha branca nas beiradas.
As marcas de corte são pequenas linhas além do tamanho final do material que são impressas para posteriormente auxiliar no corte.
Dica: Habilite sangria e marcas de corte automáticas na hora de fechar o documento, no Adobe Illustrator.

Com essas dicas você nunca mais terá problema para fechar os seus materiais e mandar para gráfica, caso queira conferir o material antes de rodar a quantidade total, aqui na ABC gráfica digital, você pode solicitar uma prova física digital, nós já explicamos bem quando elas são pertinentes neste artigo aqui

Caso tenha alguma dúvida em relação a fechamento entre em contato, ficaremos felizes em ajudar.


1 Comentário
  1. Gráfica Rápida 6 meses atrás

    tenho um belo projeto de gráfica rápida e vou precisar disso!
    Artigo TOP

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 ABC Gráfica Digital - Solução em FastPress. | by Cloudbe

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?